Boa noite lunáticos e selenófilos.


A palavra selenofilia deriva dos termos gregos selene (Luna) e philia (amor, atração). O fascínio pelo satélite terrestre tem sido muito comum ao longo da nossa história.

Selenófilos geralmente se sentem inspiradas a ver a Lua ou a pensar sobre ela. Geralmente, são indivíduos com inclinações artísticas. Por esse motivo, poemas, canções, obras pictóricas e outras expressões criativas relacionadas ao satélite foram muito abundantes ao longo da história.

As fotos abaixo são de hoje, 30 de outubro de 2020. Passando das 21h

Tinha um avião passando. Aquele risco luminoso é a luz dele em 0.4s










Selene, ou Selena (em gregoΣελήνηSelíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Héliopersonificação do sol, e de Éospersonificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.[1]

Os lunáticos

Na Grécia antiga, além de um nome próprio para a lua, Selena também era um substituto de mênê, sinônimo de lua que também era usado para denotar "mês", provavelmente por um tabu linguístico, uma vez que a lua estava ligada a um mundo perigoso e maléfico, como atesta o verbo grego antigo e coiné selêniazein, "ser ferido pela lua, tornar-se lunático, isto é, epiléptico, convertendo-se desse modo em adivinho ou feiticeiro". Com a incorporação dos mitos gregos pelo mundo romano, crendices como as dos malefícios lunares acabaram inevitavelmente incluídas.

A evidência da crendice nos poderes maléficos lunares foi registrada pelos antigos evangelistas em duas passagens importantes do Evangelho de MateusMateus 4:24 e Mateus 17:15. Na primeira, diz o texto: "e espalhou-se a sua fama (de Jesus) por toda a Síria e trouxeram-lhe todos os que tinham algum mal, possuídos de vários achaques e dores, os possessos, os lunáticos [selêniazoumenous], os paralíticos e curava-os". No segundo, "tendo ido para jundo do povo, aproximou-se dele um homem que se lançou de joelhos diante dele, dizendo: 'Senhor, tem piedade de meu filho, porque é lunático [hoti selêniazetai] e sofre muito".

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser,
deixe uma mensagem para mim.
;-)